Por que o Terceiro Setor precisa de Compliance?

O Terceiro Setor é orientado por leis e regras ainda mais rígidas do que o setor privado. Contudo, a informalidade reina nas entidades brasileiras, sendo que muitas atuam mediante uma grande desorganização interna. São comuns os casos de cometimento de infrações legais, e até mesmo crimes. Em casos extremos, até a Lei Anticorrupção tem sido aplicada, com graves consequências aos envolvidos e multas que chegam a 60 milhões de reais.


Sob esta ótica, o Compliance se mostra como um caminho preventivo para as entidades, com vistas à conformidade de todos os aspectos da atuação da entidade, de seus diretores e colaboradores.

Assista a esse vídeo e entenda mais sobre Compliance

O que é Compliance?

Compliance é um conjunto de medidas implementadas em uma instituição para garantir princípios éticos, normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estatutárias.


A palavra Compliance tem origem no verbo em inglês ”to comply”, que significa “estar de acordo com as regras”. No Brasil, embora não haja uma tradução específica, o termo tem sido traduzido como “integridade”.


Este termo diz respeito a cumprir as leis e normas de uma atividade, além de seguir certos princípios éticos e morais. Trata-se de um conceito cada vez mais importante em todo tipo de organização, sobretudo no Terceiro Setor.

Veja esse artigo sobre Compliance

Quais são as etapas da nossa consultoria?

Serão implantadas na instituição todas as medidas previstas e necessárias na Lei Anticorrupção e demais legislações aplicáveis, com a finalidade de mitigar riscos e trazer segurança jurídica, atendendo às seguintes etapas: 


  • Contratação da consultoria em Compliance;
  • Fornecimento de informações e documentos;
  • Projeto preliminar (objetivo, ações e cronograma);
  • Implementação das medidas;
  • Controle e acompanhamento.

A metodologia irá garantir que independente de quem venha administrar a entidade, existirá uma estrutura capaz de garantir a integridade de suas ações ou de sinalizar que algo está sendo feito em desconformidade com as melhores práticas, possibilitando que o problema seja corrigido a tempo, protegendo assim a integridade da associação, diretores e de seus associados.


Receba o contato de um de nossos consultores

© 2021 | Renato Assis Advogados Associados. Todos os Direitos Reservados.